Quem são os escolhidos?

Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 20:16.


Fiquei meditando nesse versículo e me veio à mente uma multidão e Deus escolhendo, entre ela, os seus. E já que viajar na maionese é minha praia, fui mais longe. Imaginei pessoas pulando, erguendo a mão, gritando “chama eu”, “aqui ó”, “eu, eu”. Já viu programa de auditório, onde o apresentador vai escolher alguém da platéia? É um alvoroço né? E os escolhidos, geralmente, são os que fazem mais barulho, mais movimento, chamam mais a atenção.

Dae fiquei imaginando quantos de nós temos feito isso...

Leia mais...

O que eu nunca vou dizer

_  Eu to bem – Afirmei, começando a ficar irritada pelas repetidas perguntas.
_ Não parece... – Rebateu Ronnie, minha irmã mais nova. Por favor, me diga que vc também notou que ela fez questão de acentuar a ironia e deixar claro que duvida totalmente de mim.
_ Quer saber? Me deixa em paz! Eu to tentando, mas vc tá muito chata hoje. Aff. Não acredita em mim vai perguntar pra o Dr. Júlio.
_ Eu vou, mas custa! To indo na tia Lú, quer que eu compre alguma coisa na volta? – Ronnie disse enquanto me dava um beijo babado na bochecha direita. Ela sabe que eu morro de nojo disso. Ela me ama viu. Saiu. Ufa, a casa é só minha agora. Já posso chorar?

Vou te explicar a situação, vc com essa cara de confuso tá dando dó. Tenho 20 anos, sempre fui animada, sociável, inteligente, boa filha, irmã implicante, como todas são, boas notas, e planos lindos de estudar estilismo e moda. Melhor dizer que eu era isso tudo, porquer hoje não sou mais essa garota com tais predicados.

Leia mais...

Cara de mendigo

 Vivo pelas ruas, literalmente às margens da tal sociedade
Olhado com mescla de nojo, reprovação, e consciência pesada
Por constrangimento ocular nem me atrevo a entrar em certos lugares
O trocado daria um prato no restaurante, mas não compensa a situação

As pessoas não têm o menor interesse no ser humano que sou
Só veem as roupas sujas e gastas, a pele maltratada e a miséria
Às vezes até chego a querer mudar de vida, mas pra quê?
Se as pessoas passarem a me tratar melhor por isso será mera hipocrisia

Tratam-me com desdém pela minha aparência, e aparentemente melhor eu teria deles a admiração e respeito.
Minha instrução não tá estampada nessa cara de mendigo
Não vejo motivo pra sair dessa vida e me tornar um deles!
O que recebo das pessoas aqui é a sua mais pura sinceridade



Quando se chora

Pra quem tá FELIZ, chorar é a expressão extrema dessa tal felicidade.
Pra quem tá TRISTE, o choro acontece quando nem mesmo as palavras trouxeram alívio. É a tentativa do coração de se livrar da amargura inquietante.
Pra quem ta sentindo DOR, física ou emocional, chorar é a válvula de escape, o ponto em que não se aguenta mais. Vc dizer que tá com dor é uma coisa, vc chorar de dor é outra muito diferente. Comove e convence.
Pra quem tá DESESPERADO, o choro é o grito de socorro, uma confissão, e um fio de esperança. Um choro de desespero nos invade a alma, e rompe muitas de nossas camadas de insensibilidade. Já viu alguém dias antes de provas, defesa de monografia ou tese de mestrado? Pois é. Nesses dias um choro desesperado e nervoso também é aceitável.
Pra quem sente a PRESENÇA DE DEUS, o choro é decorrente da limitação humana. Quem já sentiu sabe que a presença divina é muito pra nossa pequenez. Literalmente, não cabemos em nós em tal circunstância. Transbordamos, e por dentro fica um rastro de limpeza e refrigério.
Pra quem tá ARREPENDIDO, o choro é um pedido de perdão, que vai além das palavras. É tomado como sinal de sinceridade, embora seja tão usado pra enganar, nos casos em que há choro, mas não arrependimento.
Pra quem tá com RAIVA, o choro pode significar a frustração diante da impotência, bem como a escolha feita entre socar a cara de alguém ou chorar. Há os que quando são provocados, no momento de raiva, choram involuntariamente, e ficam ainda mais com raiva por essa vulnerabilidade nada sutil. A pessoa tá lá querendo parecer forte, inatingível, e chora. É frustrante!
Pra quem tá com TPM, o choro é resultado da pressão exercida pelos hormônios que não devem ter nada melhor pra fazer. Nos sentimos  gordas (não no meu caso, rs), feias, irritadas, chatas e algo mais não identificado. É chorar ou esganar o primeiro que cruza nosso caminho. Sim, nesses dias a gente merece desconto.
Há quem chore por AMOR. Isso é coisa que gera polêmica. Raramente alguém admite que chora por outro alguém, sobretudo quando esse outro não merece. (a questão do mérito é controversa). Chorar por amor, quando o choro é sincero (lógico!), é poético. Chora-se pelo amor encontrado, ou pelo amor perdido. Pelo amor distante, e pelo amor impossível. O amor tem uma relação íntima com o choro.
Há quem chore pelo MUNDO. Isso parece grande, e realmente é. Esse choro é de lamento e resignação. Geralmente vem acompanhado de uma sufocante impotência. Chora-se pelos inocentes que sofrem pela maldade do mundo. Como esse há também o choro intercessor, aquele que se chora por alguém num momento de prece.
Há choro de MÃE. A mãe que chora pelo filho perdido, pelo lar desfeito, pela incapacidade física de gerar filhos, embora se sinta mãe. E a esse choro nem Deus resiste, quanto mais nós!
E há um choro INEXPLICADO. Vem não sei  de onde, menos ainda se sabe o porquê. Chora-se por nada. Motivo algum. Branco total. Em busca de uma justificativa plausível eu diria que chora-se pela simples vontade de chorar. Vem uma vontade incontrolável, urgente, angustiante. E a lágrima congestiona as têmporas, suplicando pra sair. E diante do inevitável, deixamos que saia. E as pessoas nos veem e perguntam o que foi. E choramos mais ainda (e até soluçamos! ). Como dizer "ñao sei"? Vão dizer que somos loucos ou deprimidos. Deixa quieto. Penso que esse choro não é nosso, em particular, é da alma. E de alma só Deus entende!

Não se cansam nunca de rir de mim?


Queria passar despercebida, me camuflar nas paredes.
Não se cansam nunca de rir de mim? eu pensava
Chinelos encardidos e gastos, cabelos ressecados e pernas rajadas.
Cadernos encapados com saco plástico, mochila feita de retalhos.

Meus pais não tinham como comprar novos chinelos,
 Então esse, arrebentado, ainda era usado com grampo preso em baixo.
O caderno tinha que durar o ano todo.
Será que não podiam entender?

Mas não, não entendiam. Apenas riam...
E eu até sonhava com aquelas caras retorcidas pelo escárnio e desprezo.
O som de sua zombaria impregnava na minha mente, ecoando por muito tempo.
Sentia-me tão miserável, insignificante  e sem valor.

Não era por falta de querer. Ah como eu queria...
Queria tanto uma sandália rosa com diademinha combinando
Cabelos bonitos e sedosos, pele hidratada e sem o castigo do sol
Cadernos de cores lindas e estampados com meus desenhos favoritos
Ah como eu queria, até sonhava com uma mochila de rodinhas
Mas eu não tinha e riam de mim, como se eu não valesse nada por isso.

Ah se soubessem o quanto isso machuca; se imaginassem o quanto eu desejava, naqueles momentos, nem ter nascido.
Eu não tinha culpa! Entre uma mochila da moda e a comida em casa, eu preferia comer!
Mas não entendiam e riram por anos e anos, até que cresceram e encontraram outras diversões.

Sem dor não há ganhador


 Eu tô encantada com essa música. 

Por 2 motivos: primeiro  pela letra, que é genial. Segundo, por ser em espanhol né? Fascinante.

Repara nessa letra, cara. É demais! 

Sem dor não há ganhador, tudo custa um valor, pelo qual tem que se lutar. 

Às vezes precisamos ser golpeados pra podermos crescer e alcançar um pouco mais de maturidade. Às vezes o fracasso é o único jeito de nos fazer fortes e preparados pra uma grande vitória. Mas ser golpeado, fracassar, perder, sair humilhado e de cabeça baixa dói, ah como dói. Mas Deus não nos deixará passar por mais do que podemos suportar.

Ninguém quer passar dificuldade, mas às vezes esse é o momento em que se despertará nosso dom, aquilo pra que fomos feitos, e assim sairmos da comodidade e alcançarmos a meta com firmeza!

Simplesmente incrível! =D

 

Sin Dolor  - Lilly Goodman

No, sin dolor no hay ganador
todo cuesta un valor,
por el cual hay que luchar
apesar de tropesar
de que importaria ganar
si fue tan facil llegar
a la meta y al final
que mas habra.

CORO:
Si lo se
aveces hay que ser golpeado para poder crecer
y alcanzar un poco mas de madurez
porque
no habria forma de saber
manejar lo que vendra
y aunque,
el dolor en esos timepo puede ser tan cruel
pero Dios no nos dejara permanecer alla
mas tiempo del que podamos soportar.

No, quieres pasar dificultad
pero aveces servira
para despertar el don que dentro hay
y salir de la comodidad que te aferrar ese lugar
y a la meta con firmesa avanzar


O tão esperado reencontro

Estranha essa distância metafórica que se instala entre nós e quem amamos, quando somos separados pela distância real. 

 Por enquanto, tenho sobrinho único. Que por sinal,  também é o primeiro filho e primeiro neto. (informação desnecessária?) Só pra vc entender a atenção que rola.

Ele nasceu aqui em Goianésia, e a família toda se acostumou a mimá-lo. Enquanto morava aqui, cada novo episódio de seu desenvolvimento (quem tem crianças em casa entende)  foi comemorado com louvor e motivo de muitos dias de repetição de algo irrelevante pra os outros, mas, que pra nós, parecia a descoberta do sentido da vida.  rs

Bem no meio desses dias de pura diversão e descoberta foi posto um obstáculo: meu irmão se mudou. Uns 120 km daqui. Perto, se levar em consideração onde fica o Japão; mas quando me lembro que eles moravam no bairro ao lado, pra onde eu ia quase todo dia, é longe, muito longe.

Bem, as novidades que eu acompanhava diariamente, agora se tornaram periódicas. Com o coração apertado, aguardo ansiosamente o dia de ir vê-lo. Imagina a expectativa, aumentada pelos telefonemas da minha cunhada contando sobre a pronúncia das primeiras palavras, os primeiros passos, as artes aprontadas, os tombos e as invenções infantis do ser mais lindo do meu mundo. É, acredite, é uma baita expectativa. E ele só tem 1 ano e 3 meses. Há tanto, tanto pela frente.

Fui vê-lo nesse feriado e algo se destacou. Ele ta andando pra todo lado, se sentindo todo independente. Colo? Nem pensar. O destaque vai para a forma como me senti estranha aos olhos dele.

Aquele bb que adorava meu colo, agora me espreita, tentando manter-se escondido nas pernas da mãe. Ai que vontade de apertá-lo, beijá-lo, fazer carinho e receber o carinho inocente dele. Mas tive que esperar o tempo e a aproximação voluntária. Forçar estragaria tudo.

Coisa de criança. Mas também coisa de adulto né? Quem nunca passou por isso? Tempos longe de alguém que se ama, e no momento do tão esperado reencontro, as coisas ficarem estranhas e desconfortáveis?

Forçar estraga tudo, repito. É preciso paciência e amor. É preciso acreditar que a distância está tentando romper os vínculos, mas a gente reconstrói tudo de novo, leve o tempo que for preciso.

Eu, a titia babona, ali naquele momento, olhando pra ele, o meu amorzinho; eu, pra ele, a estranha. Algum tempo depois ele começou a me dar certo crédito. Já tava todo sapeca e solto. Pronto, eu o tinha!

E advinha? Já era hora de voltar pra casa. Deixei-o, com o coração pequenininho, sabendo que teria que conquistá-lo de novo e de novo, a cada novo reencontro. Mas sempre valerá a pena. Eu o amo e é isso que quem ama faz.



É Deus quem faz!



Na Escola Bíblica de Maturidade estamos aprendendo sobre vida no Espírito, e hoje, em especial, a palavra alcançou meu coração de uma forma maravilhosa. Não era só palavra fluindo da boca de um ministrante. Era a palavra viva sendo liberada sobre nós; e por ser viva, ao entrar em nossos corações e mentes, começou uma obra de transformação.

Você sente que tá pesado fazer a obra de Deus? Teu ministério te parece um fardo, e já não consegue mais viver assim? Quando vai ministrar palavra ou louvor, teme não ter o que dizer? Teme que a igreja fique indiferente e fria?  Talvez você só precise entender algo simples, como eu entendi hoje: depender de Deus. Não devemos tentar fazer as coisas espirituais com o esforço próprio, na força física. É muito claro, coisas espirituais são realizadas através de busca espiritual. E mais, por vezes nos desgastamos tentando fazer algo, e ainda chegamos diante de Deus nos dizendo exaustos de tanto trabalhar pra Ele. Só consigo pensar Nele nos olhando com a carinha de pai quando percebe que o filho ta tentando de forma errada, e com amor dizendo: minha filha, muito bom que você tenha se disposto a fazer, mas eu te chamei pra que EU faça por meio de ti. Se está tão cansada, é porque está tentando fazer sozinha, quando devia confiar que a força, sabedoria e amor que precisa pra desenvolver seu ministério já está em você, pelo meu Espírito. Ele está pronto pra fazer!

Nossa, essa palavra ardeu no meu coração e eu pude sentir ali, naquele instante, uma renovação do meu entendimento, e  isso, dia após dia, irá me preparando pra experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Você tem um chamado? Sim. Está disposto a cumpri-lo, de forma a entregar-se a Deus, pra que Ele te conduza?  Sim. Pronto! Daí pra frente Ele assume. Descansa Nele, e verá que mesmo q seu corpo físico esteja cansado, seu espírito estará se renovando.  Leia Isaías 40:28-31 e viva essa verdade: os que esperam no Senhor renovarão as suas forças!

E não se esqueça: é Deus quem gera em nós esse desejo de servi-lo, pra que liberemos sobre a vida das pessoas amor, cura, libertação e restauração, mas É DEUS QUEM FAZ! E a glória é toda Dele.  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13

Graça e paz!

O que procura?

Quer saber?

Minha foto
Jordana Sousa
Deus tem prioridade na minha vida. Sirvo-o de coração. Falo demais, penso demais e às vezes viajo demais (tipo na maionese!) Às vezes idosa pra tão pouca idade. Outras vezes muleca demais pra tanta idade!
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.
.

Seguidores

Blogger templates

Blogroll

Blogger news