Não quero me tornar o que não fui

 Escrevo sobre a vida e seus sabores (às vezes também pelos DESabores, pq rotina entedia).


Mas hoje mencionarei a morte. Não pretendo te assustar com um papo “funebremente” apelativo. Só mencionar uns pensamentos meus sobre o que tenho observado no que se desenvolve depois da morte de alguém. E, só pra constar, também não vou falar de vida pós-morte ou afins. Relaxa. Acho graça do que acontece com os detalhes da vida de alguém que morre. Repito, relaxa. (não vou tripudiar em cima das fatalidades alheias).

Reparo que quando uma pessoa morre, o que ela fez, disse, escreveu, cantou, ou qualquer coisa assim tem a essência e a dimensão aumentadas. Explico. Tende-se a intensificar o que a pessoa era em vida. Se era boa, fica melhor. Se era ótima, fica perfeita, e por aí vai. Há até os ruins que ficam ainda piores. Exageros, é disso que to falando.

Se a pessoa escreveu um livro, ele pode até ter sido considerado um fracasso. Depois da morte a coisa melhora. Talvez até logre grandes sucessos.  As palavras do falecido viram preciosidades. E são analisadas, medidas, admiradas, citadas e tudo mais. Vira obra de arte.

Se a pessoa cantava, começa a cantar mais ainda (nas gravações, óbvio). Quem conhecia quer relembrar, matar saudades. Quem não conhecia quer conhecer. E o sucesso pós-morte vem. Alguns vendem mais depois de mortos que vivos. Eu hein.

Outras, depois de mortas, são alvo de todo tipo de acusação, e surge tanta coisa, tantas histórias chocantes e duvidosas. "Enjudam"a pessoa (inventei, significa algo tipo acusar e criticar como se faz com Judas).

Quantos escritores, cantores, pintores (e tantos mais) conhecemos que alcançaram reconhecimento depois que morreram, enquanto que vivos passaram despercebidos e ignorados? Isso me soa tão hipócrita e irônico.

As  atitudes também costumam ser desconfiguradas. A pessoa talvez tenha feito muita coisa errada, deu muita burrada, e prejudicou muita gente, mas morreu virou “santa”. Os erros são preteridos pelos acertos. Em parte isso é legal, preservar uma boa lembrança e tal. Mas o que acontece é que na maioria dos casos a realidade é distorcida, isso que me assusta. A pessoa começa a ser o que não foi.

Já parou pra pensar sobre o que dirão de vc quando morrer? Do que vc fez, falou, deixou? Isso me encabula. Quero deixar boas lembranças, mas quero mais ainda receber em vida as palavras que as pessoas só se dispõe a dizer depois da morte. O "eu te amo", o "me perdoa", o "vem comigo", o incentivo, e o velho “vc é (elas só querem dizer foi) uma pessoa admirável e nunca será esquecida”.  E se tiver algo pra criticar, fale agora, ou cale-se para sempre.

UM PEDIDO:  por favor, não distorçam o que fui. Contem a verdade, lembrem da verdade, e se isto não bastar pra dizerem que fui brilhante, não digam nada. Não quero me tornar o que não fui.

Escrito em 10/08/2011.

Que a gente se encontre!

Que o meu sorriso te encante todo dia
Que eu sinta o teu olhar sobre mim, diferente, quente, amando
Que eu sinta quando vc se aproxima, mesmo sem te ver
Que uma troca de olhares instigue nossa cumplicidade quando estivermos em público
E que a sós, uma troca de olhares seja muito mais que promissora.

Que no dia de festa, vc se apaixone de novo ao me ver naquela roupa linda.
Mas que se apaixone ainda mais ao me ver amanhecer do teu lado, com aquela cara hilária de recém-acordada
Que eu veja nos teus olhos que vc ama ser o meu amor.
Que a gente se confie e se respeite, sempre
E converse sobre tudo, sem frescuras, pudores ou reservas.

Que eu veja Deus em sua vida e te admire ainda mais por isso
Que a gente se ame como se fosse o primeiro amor.
Na verdade que seja o primeiro amor, o primeiro que não machucou
O primeiro que deu certo, o primeiro que dia após dia conquista o lugar de último e eterno amor. 
Que a gente se encontre pra isso tudo acontecer!

Onde vc tem ido quando te falta esperança?


Só quem já passou  ou está passando por um período de espera em Deus é que o sabe o quanto isso custa. E quanto mais ansiosos e aflitos ficamos, mais distante parece que ficamos do que almejamos. Oramos. Suplicamos. Choramos. Entristecemos o coração e começamos a desanimar de tudo. A esperança vai desfalecendo dentro de nós, ficamos sem força até pra orar por misericórdia. Chega um dia em que sinceramente questionamos se realmente estamos fazendo certo. Se é mesmo tempo de esperar. Se Deus realmente está providenciando, enquanto estamos aguardando. Lembro-me de uma situação: quando vamos a um lugar, solicitamos algo,  o atendente vai providenciar nosso pedido e parece desaparecer lá pra dentro. A gente fica aflito, esperando. E vai ficando impaciente. A gente bate no balcão e nem sinal. Chega uma hora que pensamos que a pessoa esqueceu da gente, né? Pois é. Por vezes nos sentimos assim quando esperamos algo em Deus. A sensação é que ele foi providenciar algo pra gente e ficou por lá, uma eternidade. E a gente vai desesperando. Começa até a bater no balcão.... É... sei como é. Só que Deus não é atendente do balcão do céu, disponível pra fazer nossa vontade desse jeito. Ele age no tempo dEle, do jeito dEle.

Jeremias passou por isso. Contando sua própria experiência, ele diz que chegou um momento em que perdeu as forças, e a esperança em Deus. Passou dias de aflição, em que chorou tomado pela amargura e angústia. Ele ainda diz que só de lembrar isso a alma dele se entristecia.

Interessante é que após se lembrar de dias tão difíceis, ele passa a bendizer o Senhor, dizendo que Suas misericórdias é que nos sustentam, e são o motivo de não sermos consumidos. Porque sem dúvidas a tristeza, angústia, desânimo e fraqueza vão ao poucos nos consumindo, e se não estivermos em constante busca pela força e graça que estão em Deus, não suportamos.

Prestemos atenção ao fato de que o mesmo homem que contou a experiência de ter chegado ao ponto de não conseguir mais acreditar que Deus estivesse agindo por ele, agora tá dizendo que “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.”

Ele sabe do que tá dizendo, ele passou por isso! E nos conta isso pra nos ajudar a acreditar que também podemos superar situações como essa. Nesse momento em que estamos pra entregar os pontos, desistir de tudo, deixar de acreditar e de esperar em Deus, nesse exato instante ouvimos Jeremias nos aconselhando: “Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança”

Quer mais clareza? Pare de reclamar, duvidar ou dar lugar ao desespero. Vai orar! Não uma oração simples. Essa tem que ser a oração que demonstre pra Deus o mais profundo do seu ser. A maneira exata como se sente. É hora de rasgar o coração e por pra fora o que ta sentindo sem medo de parecer maluco ou miserável. É assim que Deus nos deseja, sinceros e quebrantados. Boca no pó é realmente orar prostrado aos pés dEle, suplicando, clamando. Olhe bem que por vezes fazemos totalmente diferente disso. Na hora em que falta a esperança procuramos alento em todas as coisas, menos em Deus.  A atitude correta é lançar nossas angústias e tristezas aos pés de Jesus, buscando o consolo do Espírito Santo.

Achei lindo Jeremias dizer: talvez ainda há esperança. Ele disse isso pra todos nós. Pra todas essas nossas situações. Pra os nossos dilemas. Pras nossas impossibilidades. Ele disse: talvez ainda haja esperança. Não desista! Ei, vá orar! Vá procurar quem pode te ajudar. Vá recorrer a quem tem nas mãos o controle de tudo e pode mudar sua história. O que mais ouvimos no mundo hoje é: não tem mais jeito! E se pegarmos a palavra viva de Deus vamos encontrar alguém que há milhares de ano nos escreveu uma palavra de motivação: não deixe de acreditar, ainda tem jeito, eu passei por algo assim, Deus me ajudou, valeu apena esperar Nele! Levanta a cabeça, talvez ainda há esperança pra vc! Vc só precisa procurá-la!

Deus não tem prazer em nos ver tristes, e se ele permite isso em algum momento, é por amor de nós, e ainda assim, sofre com a gente, ele sente nossa dor. Compaixão é isso!  E nos oferece colo, afago e sussurra em nossos ouvidos que tudo vai ficar bem. Onde vc tem ido quando te falta esperança?

Canção q tem tudo a ver: Mesmo sem entender, Thales Roberto


Texto Base: Lamentações 3.

fonte da imagem1
fonte da imagem2

Eu escolho DEUS

Olá! Eu já postei aqui sobre meu amor por música e dae hoje eu tive uma ideia. De vez em qdo vou postar aqui algum texto baseado na letra de alguma canção que me inspire. Pra começar...

Ouvindo a música do Thalles Roberto, Eu escolho Cristo Deus eu fiquei meditando nessa parte:

"Todo dia o pecado vem, me chama
Todo dia as propostas vêm, me chamam
Todo dia vêm as tentações, me chamam
Todo dia o pecado vem

Mas eu escolho Deus,
Eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia,
Já morri pra minha vida e agora eu vivo a vida de Deus"



Um belo dia depois de passarmos por mtas coisas, resolvemos ouvir o chamado de Deus, e escolhemos ser dEle. Acreditamos que Jesus seja filho dEle, deu sua vida por nós e nos entregamos à esse amor. E esse fica marcado como o dia da nossa conversão. Pronto, agora tudo que era complicado e feio ficou fácil e bonito. Certo? Nãoooo! As coisas do mundo continuam como antes, nós e a maneira como reagimos a elas é que muda. O maior perigo pra alguém que começa a viver em Cristo é acomodar e pensar que não precisa mais orar, buscar, renunciar, aprender, ouvir...

Jesus nos aconselhou a enfrentar cada dia por vez. O mal dos outros dias será enfrentado quando chegar a hora. Por hoje vou enfrentar os problemas e provações de HOJE. A oração, busca e experiência de hoje é alimento espiritual pra hoje. Eu almoço e janto todo dia, né? Vida com Deus é cuidada dessa forma, dia após dia.

Temos sempre que lembrar que o fato de eu ter  vencido uma batalha hoje,  e ter  resistido a uma cilada do diabo não é justificativa pra eu achar que a guerra acabou. É uma luta diária. Todo dia o diabo arma pra cima da gente, muda a estratégia e tenta de tudo. E precisamos nos lembrar disso, estarmos atentos, vigiando. O diabo virá todo dia com uma proposta, um presentinho, um lanchinho, e nunca coisa sem graça aos nossos olhos. Ele é astuto e coloca em sua "ratoeira" algo que obviamente mexerá com a gente, nos deixará loucos, cheios de desejo, vontade e totalmente atraídos. E nessa hora que o pecado me chamar, essa é a hora que EU ESCOLHEREI DEUS! Eu escolhi Ele há 6 anos atrás, e todo dia eu escolho Ele de novo. A cada instante. A cada tentação. A cada vez que o mal me oferecer algo eu direi: Não, eu escolho Cristo. Todo dia.

Paz seja contigo!

Auto-retrato em palavras

Pele morena da cor de um bronzeado natural
Olhos castanhos escuros que ficam intensos na luz do sol
Nariz que chamam de empinado, mas ela é das mais simples
Boca pequena, lábios finos, e frequentemente esticados em sorrisos
Cabelos escuros, curtos, longos, médios, depende de quando
Colo bonito, apesar de pouco avantajado
Cintura fina, juntamente com o resto
Olhou bem por fora?
Por dentro a moça tem amor
Não é de choro fácil, mas quando chora é de preocupar
Não leva jeito pra cantar, mas tem intimidade com a palavra falada
É de uma perseverança exagerada e pontualidade invejável
Sabe a diferença entre respeito e imposição de autoridade
Admira senso de humor e criatividade
Ama abraçar e conversar
E sonha com um amor daqueles!

O mundo carece de amor

O mundo carece de amor
E isso torna ainda mais importante
Que os amantes e amados se declarem
Gritem a esse mundo tão amargo
Que amar é doce!

Os apaixonados em sua inspiração, inspiram...
Toda essa gente se tornou incrédula demais
E precisa ver pra crer
Precisa ver o amor demonstrado pra acreditar
Acreditar que existe e é possível

Quando se presencia o amor dos outros
É impossível um coração desabitado não arder em desejos
Desejos de ter um desses
Um desses amores que renovam
Toda e qualquer esperança!

Sim, por mais sofrido que seja um coração
Quando ele presencia um amor
Sente-se invejoso
E disposto a esquecer a dor passada
Pra viver as promessas de um olhar.

Falta paz, sobra guerra
Falta pão, sobra fome
Falta liberdade, sobra cativos fora e dentro de si mesmos
Falta família, sobram órfãos, mesmo com pai e mãe
Falta conhecimento, sobra informação
Falta alegria, sobram lágrimas e desilusões
Falta caráter, sobra hipocrisia e deslealdade
Falta fé, sobra incredulidade e ceticismo
Mas desconfio que o mundo carece mesmo é de amor!

Encontro marcado em Deus!

Li hoje uma carta da @patigeiger pra o futuro esposo dela num artigo do site Eu Escolhi Esperar e fiquei com a cabeça cheia de ideias. Foi realmente uma leitura inspiradora. =D
Essa frase em especial me tocou de forma maravilhosa. “Pois sei que à medida que eu me aproximar dEle, e a medida que você também se aproximar dEle, um dia, inevitavelmente, nos encontraremos.”
Fiquei pensando sobre isso. Imaginei a cena, devido à mente fértil que tenho.
Pra nós, jovens que servimos a Deus e escolhemos Cristo todo dia, como diz a canção do Thales Roberto, é essencial a busca pela presença dEle. Seu amor nos atrai. Sua graça nos chama. Sua compreensão nos comove a alma.
Imagina comigo um ponto de referência. Vc por exemplo está em um lugar tumultuado e precisa encontrar alguém. E tem apenas um ponto de referência de onde essa pessoa está. Pra onde vc vai? Pra lá, claro! Pensa comigo agora, se aplicarmos isso na nossa vida espiritual/sentimental. Nosso ponto de referência é Deus, certo? É o lugar que nos dá a direção, nosso norte, nosso foco, nosso alvo. Onde, depois de andarmos perdidos e confusos em meio ao tumulto do mundo, encontramos nEle abrigo seguro.
Onde vc deseja que esteja nesse momento a pessoa que vc espera pra ser o amor da sua vida? No mundo, ou em Deus? No meu caso, não tenho dúvidas; ao pensar no meu futuro esposo só consigo imaginá-lo adorando ao Senhor, servindo-o, vivendo por Ele, seguindo-o, diariamente. E se não é chegado o tempo disso, ele talvez até esteja na multidão, ainda perdido, confuso, e sentindo-se desamparado e sozinho, mas isso será apenas pelo tempo necessário que Deus usará para transformá-lo. Logo Deus o atrairá. E acontecerá com ele o mesmo que comigo, encontrará seu lugar na presença do Pai.
Agora te peço novamente pra imaginar a cena comigo. Deus é meu ponto de referência. Todo dia eu caminho pra mais perto dEle. Todo dia eu escolho fazer algo que me leve pra o ponto certo: Deus. E como Ele tem o melhor pra mim, a pessoa que Ele está preparando está vivendo isso também. Está sendo atraído pra Deus a cada manhã. E assim como duas pessoas marcam de se encontrarem num ponto de referência, eu e meu amor escolhemos nos encontrar em Deus. E o dia em que nós dois estivermos prontos, e verdadeiramente fieis e entregues à Sua presença olharemos pra Deus e além de vê-lo, veremos um ao outro. Não tem jeito, quando duas pessoas estão no mesmo lugar, pertinho uma da outra, elas se veem. Se eu e ele estivermos em Deus, nos encontraremos no melhor lugar pra se estar!
Quando eu aprender a viver e desfrutar do amor de Deus, estarei pronta pra amar de verdade. Mesmo que hoje estejamos longe, dia após dia caminharemos em direção ao mesmo lugar. Deus. Já marcamos nosso encontro e estamos indo pra lá. É o que vc deseja também? Então busque a Deus, antes de buscar a pessoa pra vc amar. Primeiro Deus, e as demais coisas nos serão acrescentadas, diz as escrituras.
Paz seja contigo!

O que procura?

Quer saber?

Minha foto
Jordana Sousa
Deus tem prioridade na minha vida. Sirvo-o de coração. Falo demais, penso demais e às vezes viajo demais (tipo na maionese!) Às vezes idosa pra tão pouca idade. Outras vezes muleca demais pra tanta idade!
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.
.

Seguidores

Blogger templates

Blogroll

Blogger news