Os planos que fizemos

Coisa tediosa e sem graça fazer planos pra um só. A solidão por si só já é uó. E consegue ser ainda pior quando vc faz planos sozinho. Ñao tem jeito, nossos melhores planos envolvem as nossas pessoas  prediletas, sem mais.
Amo fazer planos, essa é a verdade. Bons planos me trazem boas noites insones de pura expectativa e empolgação. Sim, com muita boa vontade abro mãos de horas do meu precioso sono noturno pra planejar. Muitos de tais planos provavelmente não passarão disso. Mas eu amo fazer planos, o resto a gente vê depois. E hoje me peguei pensando no quanto é interessante essa coisa de planejar, e incluir pessoas nos nossos planos. Nem sempre controlamos a entrada das pessoas em nossa vida, acontece. Mas nos planos é diferente. Escolhemos quem queremos que esteja lá com a gente. E isso é tão especial. Porque se essa ou, essas pessoas, já estão na nossa vida é uma reafirmação do quanto nos são importantes. Mas quando ainda não estão, aí sim é uma prova de importância mto grande. Os planos que fazemos juntos têm esse poder de nos seguir pela vida, quer tenham sido executados ou não. Vira e mexe, nos lembramos deles e das pessoas que estão neles.

Os planos de ir à praia com os amigos. Estudar aquele curso. Viajar praquela cidade. Fazer aquela festa. Visitar aquela pessoa. Comprar aquele presente. Conhecer aquele lugar. Estar lá naquele dia. Constituir uma família com aquela pessoa... Passe o tempo que passar, algo fará com o que o fio dessa meada apareça uma hora e nos lembre do plano feito. Digo isso já do ponto de vista de um plano frustrado ou em espera. Estaremos sempre nos lembrando dos planos que fizemos.

Difícil é sermos lembrados por planos frustrados ou desistidos pela parte de lá. Dói. A ausência do fato dói. A condenação ao estado abstrato enquanto queríamos um estado tangível é pesada. O plano feito não passou disso. Sonhamos um vôo lindo pra ele e por algum motivo nem chegou a sair do chão, ou melhor, da nossa mente; ou quem sabe do papel esquecido dentro de um livro velho qualquer.

Os planos que fizemos deixam rastros em nós. As outras pegadas que imaginamos junto a nossa. Os olhos, mãos e coração que imaginamos ter como companhia pra dividir e viver o belo plano. Um rastro que posso agora comparar a uma cicatriz sempre mexida no momento lembrado. Não sara nunca. Os planos que fizemos contêm as pessoas que amamos, e por isso, nos marcam tanto. As pessoas que amamos talvez não estejam mais com a gente. E ao lembrar dos planos, lembramos da perda. E torna-se uma dor dupla. Nossos planos que não deram certo e a ausência de quem nos importava tanto. Os planos que fazemos ficam em nós e, muitos deles exigem que as pessoas também permaneçam em nossas vidas ou nos deixem permanecer na delas, pra que dêem certo.

 Nas voltas que a vida dá, muitos planos se perdem. E quem pode impedir? Se por tais voltas é que as coisas se ajeitam? Meus planos estão aqui, e eternizaram em mim as pessoas que neles estão. Isso torna o sentimento eterno, independente de por onde anda o ser a quem o dedicamos.

Ouvir mais, falar menos, irar menos ainda!

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz justiça de Deus. Tiago 1:19-20.

Temos corrido tanto, ansiosos por conseguir cumprir todos os nossos encargos perante Deus, família, amigos, trabalho, etc. Corrido tanto, que temos deixado de perceber as pessoas que precisam da gente pra conversar. Às vezes até percebemos, mas já cansados da rotina, fatigados, muitas vezes ignoramos. Pensamos; “já bastam os meus problemas, não aguento nem mais um sequer!”. Tenho percebido que, na maioria das vezes, as pessoas não estão pedindo pra gente resolver o problema delas; só querem alguém que possa ouvi-las, sem julgar, criticar ou coisa do tipo. E Tiago já havia visto essa necessidade, quando nos aconselhou a sermos prontos pra ouvir.

Infelizmente, gostamos muito mais de falar que ouvir. E isso tem até mesmo destruído muitos. Salomão, conhecido por sua inigualável sabedoria, disse que o que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. (Provérbios 13:3) e ainda que o que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias (Provérbios 21:23). Olha só o quanto ouvir mais que falar é melhor! Até mesmo nos ajuda a guardar nossa alma das angústias, consequentes de palavras tolas e inconvenientes.

Sejamos tardios em falar. Isso mesmo, não precisa pressa, nem desespero pra mostrar que sabe, que entende de tudo, que tem razão, que é o (a) tal. Abraham Lincoln também entendia essa importância, e disse que é melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida. É tolice falar demais, de forma impensada e precipitada. Falemos o que convém, no tempo oportuno, e de forma sábia.  Acredito que somos ouvidos quando as pessoas percebem em nós sensatez e coerência entre o que falamos e praticamos. O que mais tem é gente incoerente, falando pra direita e vivendo pra esquerda.

E por último também somos aconselhados a sermos tardios em nos irar. Por que a ira não produz, em momento algum, justiça pra Deus, muito pelo contrário. No momento de ira queremos xingar, brigar, humilhar, bater, e alguns até mesmo sentem ganas de matar o outro, de tão dominados pela ira. Ira é um sentimento explosivo, impulsivo e perigoso. É como fogo, que se inflama e, em pouco tempo, destrói muita coisa. Em nós está sendo aperfeiçoado o caráter de Cristo, e isso é algo que leva tempo. Enquanto isso, estamos susceptíveis ao erro, pela luta que há em nós entre a carne e o espírito (Gálatas 5:17), logo num momento de muita pressão e estresse talvez nos iremos sim, mas não podemos dar lugar ao diabo nesta circunstância, pecando. (Efésios 4:26). Ali mesmo no momento da raiva inflamada devemos respirar fundo e clamar pelo Espírito Santo de Deus, que é quem gera em nós domínio próprio, capaz de frear as palavras indevidas e as atitudes destrutivas.

Ouvir mais, falar menos, irar muito menos ainda. A vontade da carne é totalmente contrária a isso, e é ai que enfrentamos dificuldades na mudança de hábito. Lembremo-nos que é o Espírito de Deus quem opera em nós essas renovações de mente (Efésios 4:23), e consequentemente, de atitude, para que experimentemos a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2)

Paz, da parte de Cristo.

Gratidão

Qdo vc agradece pelo que Deus providencia na tua vida, Ele te abençoa ainda mais. Qdo vc reclama e mostra-se ingrato, ele pode permitir que vc passe falta pra aprender a valorizar.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Hebreus 13:5
 

Não me delimite

Hoje eu to tão cansada de gente q claramente se frustra por suas próprias expectativas, e põe a culpa em mim.

Como já percebido, não sou perfeitinha. Complicada, doida, e itinerante, isso sim!
Não insista em me delimitar em teus conceitos ideais e utópicos. Vai se decepcionar!

Resplandecência

Parece-me que algumas pessoas são tão cheias de escuridão e encardimento que a luz do sol entra e não consegue mais sair. Fica presa ali e ainda frustrada por nada conseguir mudar, a despeito de sua morte naquele ser. Apenas absorvida, nada mais. Que destino cruel.

 Nele é diferente. A luz o toca e a impressão que tenho é que ao encontrar a luz que já vive ali, celembram entre si, num cumprimento de amigas que há tempos não se veem, dão-se as mãos e saem. Sim! Olha que encantador! A luz o toca, encontra reforços e resplandece. Sua beleza por si só já dilata as pupilas das interessadas moças. Mas esse encontro da resplandecência é a coisa mais bela que já contemplei.

Itinerantes

E tenho visto mta gente bonita, mas sem charme, e charmosa, sem beleza aparente! Ou as duas coisas, coexistindo perfeitamente.

E tenho mudado de ideia todo dia, sobre as pessoas. São itinerantes em si mesmas, sem mais.

O que procura?

Quer saber?

Minha foto
Jordana Sousa
Deus tem prioridade na minha vida. Sirvo-o de coração. Falo demais, penso demais e às vezes viajo demais (tipo na maionese!) Às vezes idosa pra tão pouca idade. Outras vezes muleca demais pra tanta idade!
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.
.

Seguidores

Blogger templates

Blogroll

Blogger news