O perfeito amor expulsa o medo





No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
1 João 4:18











Acredito que muitas pessoas ao lerem a primeira frase desse versículo já ficam meio assustadas. No amor não há medo. De cara já vêm as dúvidas. O que sinto é amor? Porque às vezes sinto medo de tanta coisa. Coisas que temo destruírem esse sentimento. Ou temo sofrer. E tanta coisa mais.
Tomando por exemplo o amor de Deus, maior referência desse texto bíblico, podemos imaginar uma série de situações onde é possível sentir medo. Eu amo a Deus, mas temo não conseguir obedecê-lo em tudo. Tá, eu sei que Deus me ama, mas eu não mereço, isso me faz ter medo dele desistir de mim quando eu errar e tornar a errar. Eu amo a Deus, mas sinceramente, tenho medo de confiar toda a minha vida a Ele. E “n” situações onde a gente pode ficar cheio de medo. 
Não podemos deixar que o medo nos escravize. Esvazie nossas expectativas. Destrua nossa esperança.
Quando queremos encontrar uma pessoa pra amar ou amamos uma pessoa em especial, os medos tomam dimensões ainda maiores. E esse sentimento pode até impedir que duas pessoas sejam felizes juntas. É muito sério.Medo de não encontrar. Medo de não conseguir manter. Medo de perder. As pessoas se casam já com medo do respeito, carinho e cumplicidade acabarem logo. Medo de o amor se esfriar e só restarem defeitos e intolerâncias. Medo de ser abandonado. Medo de um ou ambos mudarem muito, e não conseguirem lidar com isso. Medo. E com isso a dúvida: “se estou cheio de medo, que tipo de amor é esse então?” Vamos mais adiante no versículo: Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. Não é preciso se desesperar e logo de cara dizer que o que sente não é amor. Pode ser que falte aperfeiçoá-lo. E isso se faz permanecendo em Deus, conforme os versos 16 e 17 que antecedem nossa referência bíblica.
Se deixarmos esse medo se fortalecer, vira um gigante dentro de nós. E nos domina. Imobiliza-nos, e nos torna covardes. Pessoas covardes desistem. As mais covardes ainda desistem antes de tentar. Quando amamos alguém e desistimos de um relacionamento com essa pessoa por medo, é isso que estamos sendo: covardes. Preste muita atenção agora: to falando de amor viu? Não invente de tomar isso aqui como instruções pra viver sentimentos banais rotulados como amor. Nada a ver.
O perfeito amor expulsa o medo. Note que a palavra usada é expulsa. Em outra tradução é usada a expressão lança fora. Fiquei pensando sobre isso. E compreendi algo. A minha primeira reação ao ler o versículo é supor que quando há medo não é amor. Só que não é essa a verdade revelada aqui. A questão é que não há lugar no amor onde possa PERMANECER o medo. Não que ele não apareça de vez em quando, tentando nos fazer recuar. Vai aparecer sim. A diferença é que quando eu amo eu não aceito o medo. Eu o rejeito. Eu o expulso. Eu o lanço fora. Observe bem. Expulsar ou lançar fora algo é quando vc pega e joga fora. Vc tira de onde não devia estar. Eu posso sim ter medo de todas aquelas coisas das quais falei. Mas não deixarei que elas me dominem. Que elas me impeçam de planejar, sonhar e conquistar. O medo surgirá sempre. O mal jamais desistirá. Tentará sempre destruir minha esperança quantas vezes eu tentar ser feliz. Só que eu aprendi isso: o perfeito amor expulsa o medo.


Paz seja contigo!

To meio negligente com a atualização aqui né? rs

É que to publicando no Recanto das Letras há um tempo, e tenho feito amigos bem bacanas lá. Mas de vez em qdo volto aqui pra cuidar do meu cantinho especial.

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=93310


Beijos.
Graça e paz!

O "macho" versus o Homem de verdade

Diz o ditado que a gente se acostuma com tudo nessa vida. E estive pensando que nós mulheres estamos mal acostumadas com relação aos homens. Explico.

São raros os homens que sabem tratar bem uma mulher. Alguns por opção, outros por condição. Por opção entenda como sendo o caso em que o homem decide ser um traste. Geralmente se justificam dizendo que amaram uma mulher tal e ela o fez de gato e sapato. Se revoltou e jurou a si mesmo que nunca mais deixaria uma mulher fazer isso com ele. Virou um insensível, que vive os relacionamentos na superfície. Se a mulher se apaixona, azar o dela! Ele não pensa duas vezes antes de esnobar e bancar o indiferente, pra se sentir melhor por já terem feito isso com ele, e dps segue pra próxima vítima.

Por condição seria o caso do homem que só vê mulher sendo bem tratada em filme romântico, mesmo assim ele acha uma boiolagem. Em casa, o pai dele tratava a mãe feito lixo, e ele cresceu com esse exemplo, e nunca fez o menor esforço pra mudar. Ao menos é a justificativa que ele deixa na manga, caso alguém questione seu comportamento de "macho".

E depois desses dois tipos, apresento-lhes o terceiro. O homem que mesmo tendo crescido sem um exemplo de como se trata bem uma mulher, mesmo tendo como experiência um relacionamento onde uma mulher não soube dar valor ao sentimento dele, (pode ser um normal também né? talvez tenha aprendido em casa, e por sorte nunca lhe pisaram) ainda assim continua se comportando como homem de verdade, e tratando as mulheres como elas merecem, com educação, carinho e atenção.

Quando eu disse que nós estamos mal acostumadas, é porque nos acostumamos tanto a encontrar homens sem educação, desatentos à nós, desafetuosos e grossos que já estamos achando isso normal. A exceçao virou regra.

O X da questão vem agora: diante dessa situação, quando encontramos um homem de verdade, disposto a valorizar, ser atencioso, carinhoso e educado a gente até desconfia da sinceridade disso.

Então homens com H, por favor sejam mais pacientes ao encontrarem uma mulher que valha a pena e ela estiver meio resistente à seu jeito raro de lhe tratar bem, exatamente como ela merece. Lembre-se, ela pode nunca ter tido isso... O desconhecido dá medo. E quando vc mostrar que realmente esse é teu jeito, ela vai cair de amores por vc, e te tratará como vc merece também!

O que procura?

Quer saber?

Minha foto
Jordana Sousa
Deus tem prioridade na minha vida. Sirvo-o de coração. Falo demais, penso demais e às vezes viajo demais (tipo na maionese!) Às vezes idosa pra tão pouca idade. Outras vezes muleca demais pra tanta idade!
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.
.

Seguidores

Blogger templates

Blogroll

Blogger news